No segmento das distribuições Linux há ofertas para todas as necessidades.
Neste segmento encontramos distribuições para servidores, para desktops, para mini PCs, para dispositivos da área da Internet das Coisas, etc.
É um Ubuntu bem mais leve e mais rápido.
Dê uma vista de olhos aqui – www.linuxliteos.com
Chama-se Lite e tal como o nome sugere é uma distribuição compacta em termos de software e também ao nível do ambiente gráfico.
A última versão do Linux Lite (versão 5.6) é baseada no Ubuntu 20.04 LTS e traz como ambiente gráfico o levezinho Xfce. Como principal novidade, esta nova versão vem já com o Python 3 e a nova ferramenta Lite Tweaks tool que permite limpar facilmente ficheiros da máquina.
Apesar de ter a palavra “Lite” na sua designação, esta distribuição ocupa 1,5 GB. Pode instalá-la nativamente numa máquina, recorrer à virtualização, ou então criar uma PEN USB de arranque.
Com o passar dos tempos e com a aquisição de novos PCs, vamos guardando no sótão, na garagem ou num sítio escondido lá de casa o nosso PC mais antigo. Aquela caixa já com um pouco de ferrugem, um monitor ainda CRT, um teclado já meio sujo e até um rato com bolinha. Se tem por lá uma dessas máquinas, limpe-lhe o pó e instale o Linux Lite 5.6.
Vale a pena!