Machine Learning e Artificial Intelligence

Machine learning e inteligência artificial terá o mesmo significado?

Na verdade, a inteligência artificial é um conceito amplo que inclui a aprendizagem da máquina como um recurso.

Mas, então, o que é inteligência artificial?

Há várias definições para a ideia. Uma que é bastante aceite é a de que a inteligência artificial consistir em mecanismos de computação que se baseiam no comportamento humano para resolver problemas. Por outras palavras, a tecnologia está para o computador – “pensar” – como uma pessoa está para para executar tarefas.

É verdade que essa é uma explicação simplista, afinal, um sistema inteligente não precisa, necessariamente, ser algo próximo do raciocínio humano.

Todavia, não deixa de existir lógica. Nós, humanos, somos capazes de analisar dados, encontrar padrões ou tendências, de fazer análises mais apuradas e, então utilizar as conclusões para tomar decisões.

De certo modo, a inteligência artificial segue esse mesmo princípio.

A repetição ou a execução frequente de procedimentos relacionados funciona como uma prática para nós. Algo parecido ocorre nos sistemas de inteligência artificial: dados disponíveis publicamente (a partir da web, por exemplo) ou registrados em plataformas próprias servem de treino para os algoritmos de inteligência artificial.

A interferência humana no processo de Machine learning é de facto, inexistente. Pois a máquina aprende sozinha e a modificação comportamental consiste, basicamente, no estabelecimento de regras lógicas, que têm por objectivo melhorar o desempenho de uma tarefa ou, dependendo da aplicação, tomar a decisão mais apropriada para o contexto. Essas regras são geradas com base no reconhecimento de padrões dentro dos dados analisados.

Muitos recursos tecnológicos que temos hoje só funcionam ou são viáveis por conta da inteligência artificial, eis alguns exemplos:

Banco de dados autônomo + Combate a fraudes em sistemas de pagamento + Tradução de textos

Author: Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *